Você tem dificuldade em liderar seu time ou formar uma boa equipe?

Você tem dificuldade em liderar seu time ou formar uma boa equipe?

De acordo com a pesquisa da Great Place to Work, quase 70% das empresas consideram a adoção de novos formatos de trabalho o maior desafio dos Recursos Humanos (RH), seguido da comunicação interna, apontada por 35,4% dos participantes.

Construir e gerenciar um time de sucesso, capaz de gerar excelentes resultados, não é uma tarefa fácil e é um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores.

 

Para te ajudar, separamos os 7 principais erros na gestão de pessoas que você precisa evitar.

 

1. Falta de confiança na equipe

Dar autonomia aos colaboradores é importante para que eles assumam responsabilidades e consigam desenvolver novas competências.

 

2. Centralização das responsabilidades

As ideias, abordagens e processos devem ser definidos em conjunto, já que o time conhece o dia a dia das operações e os gargalos enfrentados. Ouvir o time, sem dúvidas, vai trazer muitos benefícios à empresa e evitar diversos desafios da Gestão de Pessoas.

 

3. Dificuldade na comunicação

Uma boa gestão preza por soft skills que envolvem a eficiência comunicativa – e qualquer pessoa que já liderou times sabe o quanto um pequeno ruído pode virar uma grande bola de neve.

 

4. Não dar feedback aos funcionários

Regularidade no feedback é questão fundamental nos dias de hoje. Mas, como sempre dizemos, também não exagere: não dê feedback todos os dias ou toda semana! O colaborador precisa de tempo para assimilar as informações e implementar mudanças. Feedbacks excessivos são contraproducentes: atrapalham muito mais do que ajudam!

 

5. Clima organizacional ruim

Com medidas engessadas e práticas que alimentam o perfil de comando e controle, fica difícil até para os colaboradores se sentirem à vontade para falar que o ambiente de trabalho não está confortável.

 

6. Manter colaboradores engajados com os objetivos do negócio

Colaboradores comprometidos, motivados e engajados são os maiores ativos de qualquer organização. Existem diversas ações que a empresa pode realizar para contribuir com o engajamento do time, como oferecer benefícios corporativos que façam sentido para as necessidades dos colaboradores, salários atrativos e planos de carreira bem estruturados.

 

7. Capacitar e desenvolver pessoas

Como conciliar os treinamentos e os custos desse tipo de ação? Uma dica é apostar em treinamentos in company, que são customizados segundo as necessidades da organização e aplicados dentro da empresa, seguindo a cultura interna.

 

Empreendedor: Tenha um pensamento estratégico para evitar estes problemas na gestão de pessoas.

Uma gestão que proporciona mais autonomia e flexibilidade e que estimula a troca de ideias e experiências, permite que os colaboradores possam testar novos métodos sem medo de errar, o que contribui para mais inovação dentro das equipes e gerar excelentes resultados!

 

Para ajudar ainda mais você, confira em nosso canal mais conteúdos relevantes, para construir e gerenciar um time de sucesso, capaz de gerar excelentes resultados. Clique e assista: “Como construir equipes extraordinárias”.

 

Escrito por:
Empreende-Brazil-Litieli-Romero
Litieli Romero

Analista de marketing

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